Cada volta é um recomeço


Nossa! Quanto tempo sem escrever por aqui, aliás quanto tempo sem escrever algo sem compromisso. Ultimamente só escrevo sobre linfócitos, linhagem mielóide, sistema complemento, aneurisma, edema, oxigenio dissolvido...resumindo, muito estudo.
Senti muita falta de meu ofício de "embromista literária". Muitas vezes passei por aqui, com uma vontade enorme de escrever, mas a total ausência de uma veia criativa me impediu durante muito tempo de tecer algum cometário lógico sobre qualquer ínfima informação. Seria trágico, se não fosse cômico, essa minha incapacidade de desenvolvimento de textos quando estou com a mente ocupada. Mas, contrária a minha vontade, ela existe! E como não sou solitária nesse mundo (ainda bem!), tenho certeza de dentre 6,5 bilhões de seres humanos, mais algum deve sofrer dessa síndrome de falta de argumentos diante de uma superlotação de informações.
Mas graças a minha espécie, sapiens sapiens, ao meu cérebro maior de que o de um ornitorrinco, e ao meu número de neurônios superior ao de um quadrúpede qualquer; essa falta de criatividade literária me fez relembrar uma frase já conhecida e fazer ligação a alguma situações.
Como num estalar sináptico, os neurotransmissores me me trouxeram a célebre: CADA VOLTA É UM RECOMEÇO.
Não caros leitores, não se trata da música da dupla fazendeira Zezé di Camargo e Luciano. Até porque esses dois são bons companheiros para corações mal resolvidos, ainda com pendências amorosas e atrever-se a escutá-los, mesmo não pertencendo a essa classe de casais em construção, é deixar a porta aberta para um surto depressivo, pois em toda música a tristeza de um coração quebrado é altamente contagiosa. Pode acabar sendo contaminado pela insistência.
Voltando ao meu pensamento menos sertanejo, "CADA VOLTA É UM RECOMEÇO" traduz fielmente tudo que acontece na vida de qualquer ser humano existente, ou que já partiu dessa para melhor.
Vamos concretizar essa teoria começando por um exemplo bastante simples: Vida estudantil.
Lá estamos nós felizes em nossas férias, praia, em casa, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê; e de repente temos uma alegria levemente amarga porque lembramos de nosso martírio anual, a cabulosa VOLTA ÀS AULAS! Excluindo a única alegria (que é unanimidade independente se você tem 6 ou 20 anos) que é comprar o novo material escolar, o retorno escolar é o pior dia dentre todos os dias letivos que nos aguardam ao correr do ano. Na verdade o pior é exercitar seu cérebro, que voce tanto lutou durante dois meses para condicioná-lo ao ócio da vagabundagem, para retornar ao estudo. Tudo parece estar mais difícil: a letra está toda torta, dá-se a entender que dois meses são o suficiente para se tornar um semi-analfabeto; a assimilação de uma simples frase tornou-se uma epopéia digna de tragédia grega e conseguir aquietar o traseiro em uma cadeira para passar uma tarde inteira estudando??? isso sim merece um pranto bem farto. É isso, eu passo por isso, vcê passe, seu pai passou e seu avô, se ele é afalbetizado, passou também. Mas passemos ao nosso exemplo de classe 2.
Se você, meu caro leitor, já passou por esse período de estudo e tudo o que se lembra dessa época é o seu affair que sentava ao seu lado e da hora do recreio, vamos concretizar minha teoria em uma situação mais atual ou pelo menos de uma que eu tenho certeza de que vai se lembrar: RELAÇÃO AMOROSA, para o mundo, namoro; para os apaixonados, a melhor coisa do mundo; para os que não tem namorado(a), um futilidade ou necessidade(depende do seu grau de solteirisse) e para os casados, a época em que era realmente feliz.
Todos que estão lendo isso agora já nomoraram ou namoram e mais provavelmente ainda já terminaram um caso e o recomeçaram. Bem, é daí que partimos. Recomeçar um namoro é um tanto que complicado, já que ele deve tar acabado por algum motivo forte o suficiente para te fazer desistir, mesmo que momentaneamente, da relação. Em todos os recomeços hão de haver as várias fases, dentre elas: a fase da promessa, a da tentativa, a do fracasso, a da desculpa (e se essa última não existir...) e a do novo término ( e acredite em mim, depois do segundo rompimento, tudo fica mais difícil!).
Na fase da promessa tudo é lindo, perfeito e factível. Aquele seu hábito de falar sem parar e nem de deixar espaço para explicações do outro é totalmente possível de ser revertido sem esforço algum, ou então, aquela sua mania de esquecer do mundo enquanto assiste ao futebol era só um capricho, afinal nem gosta tanto de futebol assim não é?! Quando a fase da promessa é atravessada, chega-se na fase da tentativa, a titânica tentativa de conseguir cumprir tudo o que foi dito na fase anterior. E como todo humano, meus pêsames minha (meu) cara(o), mas você vai passar pelo temível e tenebroso estágio do fracasso. Pode até não ser fracassado em todas as promessas,mas garanto que em no mínimo uma, voce será perdedor. E (para os que tiverem sorte!!vale salientar isso) poderemos chegar à fase da desculpa e se esta parecer não chegar...(meus maiores pêsames vem agora) minha querida sinto em informar que retornamos ao ponto de partida: O novo término. É irrefutável, não passível de ser desviado e muito menos de ser ignorado; todo começo de namoro vem cheio de promessas e decepções. Já reentramos na relação com a sensação de ter que começar tudo novamente, reconquistar, reeerguer o castelo, ou começar o quebra-cabeças da primeira peça. E como no seu exemplo de classe 1: comigo foi assim, com você também e com seu pai. Não mencionei seu avô porque naquele tempo os casamentos eram arranjados, então a alternativa "reiniciar o software NAMORO" não existia na formatação do HD do coração.
Então meus queridos, é com grande e imenso prazer que declaro aberta a temporada de mais um surto criativo nessa massa cinzenta que separa minhas orelhas. E partindo da idéia inicial, terei de estabelecer um reinício de relação com meus leitores. Creio que estou na fase de promessas: "prometo que não vou mais passar tanto tempo sem escrever". Tentando driblar o semi-analfabetismo criativo que me atingiu nesse tempo de "férias blogueira" e lutando para fugir do meu destino: a promessa, a tentativa, o fracasso e (se eu tiver sorte!) a desculpa.
E como já dizia o poeta filho de Francisco: "Cada volta é um recomeçooooooo ô uow uowwwww".