Analisando Bem o Milagre

Todos nós acompanhamos (alguns de dedos cruzados e outros com uma macumba básica armada) o dilema travado sobre as células-tronco.

Era cômico, para não dizer trágico, aquela indecisão: APROVA...NÃO APROVA...APROVA...NÃO APROVA...Passei muitas tardes em frente a televisão, ligada na TV Justiça, vendo a Helen Gracie defender elegantemente as stem cells e a Zilda Arns negando o seu lado médica sendo radicalmente contra as pesquisas. Enfim, depois de uma epopéia grega, uma ambiguidade histórica e a maior odisséia da ciência brsileira nos últimos 50 anos ser discutida detalhadamente, enfim chegaram a um consenso: APROVA!

Pois é, aprovaram a pesquisa com células-tronco e juntamente com a aprovação veio a enxurrada de esperanaças de toda a população brasileira. Vim perceber realmente o verdadeiro impacto dessa nova lei, quando a minha vizinha comentou comigo: "Ah voce estuda biomedicina nao é? Olha aproveita e leva pra faculdade o meu sangue, porque eu posso ter diabetes e voce vai me curar!"

Primeiramente, quem me dera trabalhar com células-tronco; "Segundamente", se eu trabalhasse, eu seria a Jack Chan das stem cells se eu conseguisse extrair células viáveis de sangue adulto e Terceiro, peraí????ela ta pensando que é assim é? Leva sangue, extrai as células e no outro dia ela nao depende mais de insulina? Necessita-se urgentemente de esclarecimento sobre o assunto!

O que mais me preocupa com o acesso da população leiga a esse tipo de informação é a interpretação paricular.

Vamos pegar o exemplo de minha vizinha. Ela, inocentemente, acredita que só porque as pesquisas foram liberadas os cientistas vão sair por aí distribuindo curas e membros repositores. Cadeirantes não vão andar de um dia para o outro, o câncer ainda vai matar muita gente e os cegos terão de suportar a dor da escuridão por mais algum tempo.

Ninguém do mundo científico estava desenvolvendo pesquisas por debaixo dos panos só esperando a oportunidade de comercializá-las. Resultados concretos e aplicáveis a partir de células-tronco poderão levar muiiiiiiito tempo ou algum tempo.

Tomemos por base o tão famoso Projeto Genoma. Quando Watson chefiou os 18 países empenhados em desvendar o DNA, ele com certeza desejava do fundo de seu coração cinetífico, que a resposta de todas as suas perguntas surgissem como uma frase em biscoito chinês: "Simples e Barato". "Mas a vida...a vida é uma caixinha de surpresas" nem tudo caminhou como ele desejou, mas como quem não quer nada, lá vem ela, a resposta, calma e compassadamente depois de 16 anos e com 94% do genoma sequenciado.

Vale salientar que eram 18 países focados em uma só pesquisa, com um único objetivo, e com dinheiro disponível.

Para se ter uma idéia do custo dessa pesquisa, a cientista Silmara Venter prometeu sequenciar o genoma com menos da metade da verba utilizada por Watson. Ela gastou 2 bilhões de dólares e não obteve resultado!

Então, é no mínimo sensato colocarmos em nossas mentes que a pesquisa com células-tronco depende de além de tudo muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito dinheiro! E como estamos falando de Brasil, não precisamos nem comentar o quanto o incentivo a pesquisa nesse país é precário.

São dezenas de cientistas com idéias diferentes: uns querem neurônios, outros miócitos, outros células produtoras de insulina e assim vai!

Dessas poucas dezenas, são poucos os que possuem recursos realmente consideráveis para desenvolver seus projetos.

E por último, e não menos desanimador, para se chegar no estágio aplicável a população as células-tronco terão de passar por um loooooooooooooooooooongo tempo de testes e restestes e testando mais uma vez o retestes...

Enfim, é muito do meu interesse e do fundo do meu coração eu também desejaria milagres bíblicos acontecendo a todo momento, mas como nem tudo são flores tenho que ser realista.
Mas nada que impessa de contribuir para que este futuro torne-se mais próximo a cada dia. Quem sabe nós , colegas biomédicos não nos encontramos em um laboratório desse e juntos contribuiremos para que a minha vizinha não necessite de insulina em sua diabetes premonitória.


E Depois da Formatura?

Eita vidinha mais ou menos!

Passamos 5 meses estudando, perdendo os cabelos com as provas cabeludas, fazendo trabalhos para salvar as notas não tão boas assim...enfim, aquela vida estudantil típica. Durante esses 150 dias de tortura, todos clamam em uma só voz pelo início das tão sonhadas férias. Encher a barriga de sorvete, assitir 300 filmes em uma semana, engordar 300 kg em um mês, visitar a vovó e importunar aquele tio que tem uma casa de praia fantástica. Pois é, desde que eu me entendo por gente (não só eu, mas todo mundo) essa tem sido a minha rotina anual. Vai ano e vem outro e continuamos basicamente nesta mesma rotina.

No 3º ano medio a coisa muda um pouco por causa do vestibular, mas depois de passar tudo é so alegria....o velho binômio, aula-férias, volta à aiva por pelo menos 4 anos....4 anos....4 anos

(musiquinha de terror com aquele eco!!!)

Pois é, a vida de mordomia esta em contagem regressiva para nós que estamos na "última" fase da geração jovem! Papai pagando a mesada, mamãe comprando as roupas, vovó dando meias no natal e vovô contando como as crianças eram diferentes no seu tempo....é meu caro, seus dias como ser dependente estão chegando ao fim.

Mesmo o homem sendo um animal domesticado, ela não deixa de ter os instintos selvagens intrísecos em seu comportamento. Assim como as tartarugas marinhas que deixam, de coração partido, seus 300 filhinhos partirem para a imensidão marítima para aprender a sobreviver sozinhos; os seres humanos tem esse mesmo instindo de dar liberdade à sua cria (só que no nosso caso a imensidão marítima pode também ser chamada de apartamento próprio!).

Todo pai sensato deseja o sucesso de seu filho, mas nao vamos esquecer de um pequeno detalhe: que o Sucesso tem um caso amoroso com as senhorita Responsabilidades e, juntos eles formam um belo casal inseparável ResponsabilidadeSucesso.

Pois é, muito bom essa ida de estudante, sem preocupações monstruosas, sem contas para pagar e sem grandes responsabilidades. Só é triste o fato de que, para a maioria, essa vida boa acaba junto com a formatura. O papai tartaruga solta a tartaruguinha diplomada na imensidão do mar do mercado de trabalho, torcendo claro para o sucesso de sua cria.

Deve ser muito bom ganhar o salário no final do mês, mas terrível deve ser vê-lo ir embora com a conta de luz, condomínio, roupas, combustível, impostos (que até hoje não sabíamos o quanto pesa no bolso)...enfim, uma variedade de maneiras de ver o salário de um mês inteiro ir embora em dois segundos.

Então, quer um conselho que (que também vale para mim)?

É melhor ir se preparando para o dia seguinte ao da sua formatura, as pompas não duram mais de uma noite e a hora de voce por em prática os 4 anos de estudo na faculdade estará batendo na sua porta, e dessa vez não haverão exames finais para te salvar e nem férias para você relaxar.


Isso esta me dando é medo!(hehehehe)

Congresso


20º Congresso Internacional de Análises Clínicas e Medicina Laboratorial

XXXV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

VIII Congresso Brasileiro de Citologia Clínica


Não se assustem, voces não terão de ganhar na Mega-Sena acumulada para bancar todos esses congressos. Todos irão ocorrer simultaneamentem um único evento na cidade de Fortaleza - CE.

Uma ótima oportunidade para quem pretende enveredar pela área de Análises Clínicas e outra ótima oportunidade para quem nunca foi em um Congresso de grande porte. Acreditem, é coisa de outro mundo. Um LUXO!!!!


O Evento será nos dias 28 de setembro a 02 de outubro, no Centro de Convenções do Ceará.


Será uma oportunidade única de assistir palestras incríveis, fazer contatos importantíssimos, apresentar trabalhos que serão valiosos no currículo, coquetéis de confraternização e com certeza participar das festas que sempre são um estouro! (Tem uma que se chama HOT MONDAY ON THE BEACH!!!POr aí voce avalia!). Sim, lembrando que as festas são grátis para os congressistas!


O valor da Inscrição é o único fator que pesa um pouco no bolso, mas podem acreditar que vale a pena até o último centavo. Esta custa até o dia 31/08 R$ 260,00 e o evento como sempre é mais caro, estará a R$ 300,00 (preços para acadêmicos e técnicos).


Serão oferecidos Mini-cursos (mais precisamente 10 opções) e Seminário de Lâminas, alguns pagos a parte e outro sobre Técnicas de Microscopia que será gratuito, mas todos de grande importância para quem deseja uma formação a mais.


Enfim, uma ótima oportunidade de interação com profissionais e estudantes de sua futura profissão! Quem puder não deixe escapar essa oportunidade!


Dica: Peguem Brindes! Essa é a melhor lembrança!^^

Não é um Pedido de Desculpas

Olá Caros Leitores!

Pois é, não vou pedir desculpas pois li num livro que pedir desculpas é desperdiçar a capacidade que poderia ter sido usada para nao cometer o erro. Mas, no meu caso, como o erro já foi cometido, vim única e exclusivamente apresentar O Motivo (sim....um que vale por todos) pelo qual estes dedos ficaram tanto tempo sem redigir uma frase sequer neste blog que estava cheio de teias de aranha!

O Motivo foi: O estudo que me consumiu durante o período letivo, foi o mesmo que fez com que meu corpo entrasse em um estágio avançado de hibernação durante as férias escolares. Consequentemente corpo em hibernação: sem neurônios ativos, sem sinapses, sem trocas de acetil-colina, polarização, despolarização.....Enfim, resumindo em termos biofísicos: fui despolarizada entrei em estagio de repouso e me ativaram novamente 2 meses depois.

Tenho certeza que todos já passaram por isso, então sei que irão me entender perfeitamente (pelo menos é o que anseio).


Comentários Rápidos:

1- Layout novo de blog (mais cool, light, porque branco é maraaaaa!). Novo relógio e contador de visitas (zerado....fiquei triste mas o outro nao combinava);

2- Novos links de sites que contém animações bastante didáticas para aulas e seminários, downloads de e-books (porque econmixar é sempre bom), opções de intercâmbio e vou ficar de olho nos congressos para publicálos como postagens;

e finalmente....

3- Email para correspondência dos leitores, para sugerirem temas de postagens, sugestões, críticas e até postagens próprias (dependendo do conteúdo claro!). Aproveitando : pensamentosbiomedicos@hotmail.com


Espero que todos gostem das inovações e façam do Pensamentos Biomédicos uma diversão!