Memória Seletiva???????


Lá estava eu no shopping quando de repente um carinha (lindo por sinal!) me aborda...pensei: "nossa a dieta da lua realmente funcionou...ou serão aquelas dicas de como atrair um homem em 1 semana?bem seja lá o que for, ele está aqui na sua frente, aproveita anta!". Enquanto eu pensava isso ele diz: "Olá Fulana!(acho que alguém vai perceber que não é meu nome né?!) Quanto tempo...como você está?" e ele continuando o interrogatório e minha cara de desespero (escondida pela cara de simpatia!) aumentando. Como é que pode...o cara sabia meu nome, onde eu morava, o nome de meus pais, o nome do meu cachorro e se brincar ele sabia até meu CPF que não consegui aprender até hoje!
Passamos quase 15 minutos nesse dilema...ele com perguntas concretas e eu com respostas vagas, pois não sabia para quem estava confirmando a minha vida! De onde eu conheço esse caraaaaaa????? Nos despedimos e ele mandou lembranças para metade de minha família e eu não disse sequer o nome dele.
Continuei a minha caminhada solitária pelo Vale das Compras, agora intrigada com a identidade desconhecida daquele (maravilhoso!) indivíduo que me abordara. Entre uma possível relação de parentesco e uma suposta amizade de colégio, me veio de supetão a verdadeira correlação de nossas vidas. Dei um estalo nos dedos e um sonoro: "É ele! Nossa como não pude lembrar?!". A criatura misteriosa era o Silvio (outro nome fictício tah?!), aquele feioso do colégio, que estudamos juntos desde o maternal até a 8ª série, o menino que tirava a meleca do nariz e grudava em baixo da cadeira, aquele que ia com a calça curta, a meia folgada e o cabelo assanhado...É era ele mesmo; que sentava do lado da Carlota. a gordinha que comia o lanche antes do intevalo; na frente do Otávio, o menino mudo que eu até hoje não sei qual é sua voz; e sentava atrás de MIM!!Como assim????Como eu nao pude me lembrar de uma pessoa que sentou atrás de mim durante toda a minha infância?? Depois de ver esse ponto importante da história fui procurar motivos de toda esse menosprezo que me seguiu durante meus anos estudantis.
Acho que se disser que conversei 5 vezes com essa criatura estarei sendo muito otimista, nao foi tudo isso, menos...muito menos!
E porque eu não lembrei dele por esse tempo todo? E agora estava toda interessada??
Foi a partir desse questionamento que fui procurar resposta na ciência. Será mesmo a nossa memória uma caixa seletiva? ou isso é apenas uma desculpa para a falta dela?
Procurei, fuçei até encontrar! E, para meu alívio, ela é sim seletiva!
Estudos suecos afirmam que nossa memória classifica as informções em "necessárias" e "não-necessárias". Assim, deixa no cérebro espaço livre para o armazenamento de novas informações. Mas, mesmo com essa classificação, o cérebro pode resgatar uma informação "descartada" se ele julgar que ela é necessária naquele momento. Foi o que aconteceu comigo, só que de uma maneira bem mais atrasada!
E depois de diminuir minha culpa, eu comecei a sentir remorso, porque entendi a ausência do Silvio na minha "memória necessária". Só pelo fato dele ser feioso, tirar meleca do nariz e colar na cadeira, nunca ter se enturmado e nunca ter puxado conversa comigo, eu não lembrara dele.
Talvez se eu tivesse sido um pouco menos distraída e tivesse dado importância aquele protótipo de homem maravilhoso modelo 2007, as chances, de minha raiva de mim mesma, existir nesse momento fossem diminuídas razoavelmente; e o pior de tudo talvez ele tivesse me dado o telefone dele!
Aiiiii memória!

** mais informações sobre memória seletiva: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u353266.shtml **

2 comentários:

Silvio disse...

Legal!!! Gostei do texto.. minha memória ja classificou vc como importante e jogou lá pras fileiras da frente do meu cérebro...rsrsrsrsrs.. bjos

Unknown disse...

adoreeei o blog viss
tou indicandoo pra toodos meus amigos estudantes de biomedicina ^^
aih aih aih
quem nunca passou por isso?!