Mimetismo Divino??


"Era uma tarde de terça-feira ociosa para Taís, sentada a mais de 1h naquela tediosa sala de espera não era o que ela mais precisava naquele momento. Seu marido, Lucas, estava no trabalho e não pode acompanhá-la naquela que deveria ser a vigésiama ida àquela clínica. Finalmente depois da interminável espera Taís é chamada pela recepcionista e dirigida para a sala do médico. Uma longa conversa antecede a notícia que ja fora escutada algumas vezes mas, nunca tirou a esperança daquele casal tão jovem. O médico explica que apesar dos esforços e das inúmeras tentativas, mais uma vez Taís não conseguira engravidar. Ela sai da sala cabisbaixa e com uma lágrima traiçoeira escorrendo no canto do olho. Entra no carro, pára por alguns segundos e não consegue conter o choro. Chora desesperadamente, como se fosse a primeira vez que ouvisse aquilo, grita desesperada e indaga-se a todo momento: "Por que comigo?". Ao chegar em casa, o marido já a espera ansioso. Após receber a notícia ambos choram. Não entendem o motivo de não conseguirem ter um filho. Eles então fazem um acordo e decidem tentar só mais um vez, e agora iriam usar a ciência a seu favor. Eles procuram uma clínica de Reprodução Assistida, são informados de como ocorre todo o processo e decidem fazer o tratamento. Taís passa por todos os processos e, juntamente com Lucas seguem todos os procedimentos indicados pelo médico. Chega então o tão sonhado dia da intervenção. Taís esta nervosa mas , muito otimista. Tudo ocorre perfeitamente e 2 dias depois eles retornam a clínica e recebem a tão sonhada notícia de que Taís está grávida. Nove meses depois o casal esta no hospital para trazer ao mundo o pequeno Mateus, fruto de um sonho facilitado pela ciência."

Casos como esse não são raros. Milhões de casais já depositaram na Reprodução Assistida todo um sonho de vida. Para eles esta foi a melhor alternativa para o grande dilema de suas vidas. Mas, como toda evolução, está técnica inovadora é alvo de muitas críticas, principalmente por parte da Igreja, a qual julga-a como uma tentativa de Imitação de Deus.

Sei que não sou formador de opinião e nem muito menos analista do comportamento científico frente a sociedade e seus preceitos mas, a fundamentação de minha opinião é baseada na lógica do desenvolver das situações e na Palavra que me guia.

Vamos partir do preceito que rege a crítica religiosa.

Na Bíblia há a seguinte passagem: “Disse Jesus: ‘nenhuma folha cairá sem o consentimento do meu Pai ' "
Terá Deus esquecido das palavras profetizadas e deixado o mundo ao léu? Afirmo que não! Todo e qualquer ato do homem foi planejado e premeditado pelo nosso Criador. Então dizer que estão querendo imitar o poder divino é ir contra a própria teoria que os fundamenta.

Ainda há a questão do livre arbítrio, poder dado ao homem para seguir o caminhos que desejar. Então, tendo nós o poder da livre escolha dado pelo Ser Maior, o que dá a Igreja o poder de vetar o avanço científico baseado em dogmas fabricados?

Partindo do jargão " cada cabeça um mundo ", não é possível enxergar o fim dessas discussão (se é que ele existe!) e nem muito menos avaliar a opinião totalmente correta. Cada lado tem suas razões. Mas, como defensor e parte integrante da ciência, acredito no poder de melhoria do mundo e da maneira em que vivemos. Em nenhum momento vejo tentativas de mimetismo divino e muito menos comparação de poderes. Acredito no dom da inteligência e na capacidade de distinção que foi dado a nos seres humanos. Afinal, não estaríamos nesse estágio se não fosse do agrado de Deus.

3 comentários:

Bruna Mangueira disse...

Taíí.. Amei!

AchO que eh pOr esse motivO que pretendO dedicar-me a essa linda profissããO!
Ajudar nããO eh pra todOs... éé sóh pra quem consegue!

;P

Marina Figueiredo disse...

pois é...
nisso eu concordo contigo

tá certo que eu não sou nenhum tipo de pessoa ligada à religião
mas
eu sei que creio em alguma coisa de Deus
eu sei também que muito do que eu comento sobre ele algumas vezes, te afeta.
E tá passando a me afetar também, não sou assim, tem algo errado.
Enfim, só cabe a mim consertar.
Tá em tempo. Não sou das fervorosas, tudo bem. Porém não pertenço também ao lado negro disso tudo.

Agora quanto ao seu post:
Sim...é verdade. Criticar por ignorância ou dogmas é o pior dos empecilhos nesse tipo de trabalho. Mas, nada que afete, você sabe.

É isso. No mais, nada mais
;**

Italo'Ivo Pinto disse...

Hoje em dia existe uma verdadeira guerra da Igreja contra a ciência, principalmente as ciências ligadas a biologia. Os religiosos chegam a negar a teoria da evolução de Darwin por dizer que o homem evoluiu de uma outra espécie e não foi criado por deus. Galileu foi ameaçado pela inquisição por dizer que a terra era redonda. Hoje em dia já há algumas críticas a religiões por parte da comunidade científica, Dawkins é um cientista, mais precisamente biólogo e escreve livros sobre o assunto, nunca tive a oportunidade de ler nenhum, mas devem ser interessantes.